quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Obra a Obra, a Escola melhora"




- Visão de um Aluno da Escola Pedro de Santarém, a propósito das obras de remodelação -


(por Tiago Ferreira)

*** com um breve complemento final de Alexandra Carvalho



Como é do conhecimento da grande maioria dos habitantes de Benfica, a Escola Eb 2.3 Pedro de Santarém tem estado num percurso de obras, com data final agendada entre Março ou Maio, deste novo ano.

Desde 2009 que os alunos têm algumas aulas em 12 monoblocos (como é o meu caso), espaços que no Inverno não têm condições algumas para tais aulas ocorrerem, chovendo lá dentro e sendo bastante frios (têm ar condicionado, mas a maior parte dos aparelhos encontram-se estragados).
Da parte da manhã, nem nos quadros novos brancos as canetas conseguem escrever, devido à humidade, o que causa uma grande dificuldade em dar as aulas, como devem compreender!...

Os monoblocos, situam-se na periferia do refeitório, estando muitos deles cheios de lama, devido às obras...

Todos sabemos que os alunos não estimam o que lhes oferecem, mas se calhar a escola também não proporciona as condições devidas...

Actualmente, já estão dois blocos novos totalmente prontos (faltando apenas alguns "retoques"), o refeitório, também se encontra totalmente finalizado.






Faltando, apenas, o edifício da fachada, que pelo que me disseram (se não fui mal informado) está a demorar um pouco mais, porque descobriram que o edifício estava em risco de ruir...



Edifício principal da fachada da Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém
Direitos de autor da fotografia da Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém (in website)



Depois faltam apenas, na parte da frente, uns pequenos espaços, que pelo que sei vai ser um pequeno jardim, para os alunos do 1º ciclo... A Escola agora, também tem do 1º ao 4º ano...






A Escola está totalmente nova, mas muita gente prefere a mais antiga.

A nova Escola, tem apenas dois ginásios (para cerca de 800 a 950 alunos), pertencendo um deles ao 1º ciclo, e tem apenas (por enquanto) um campo de futebol feito de esferovite, pelo que nem pode levar balizas, para as aulas de Educação Física.

As salas de aulas estão bem feitas, janelas duplas, etc...
Vou contar-vos uma coisa, completamente inédita e que só se deve de ver em Portugal: os arquitectos que fizeram o projecto da escola, em algumas salas, colocaram o projector junto ao alarme de incêndio... Como podem imaginar, com o calor do projector, o alarme de incêndio dispara!!!

Pelo que sei, esta sexta-feira, dia 7 vão, finalmente, chegar 91 computadores novos e 12 quadros interactivos!!






Todos se interrogam, como é que a "Pedro de Santarém", quando estiver totalmente pronta, vai ser controlada!
Porque a outra Escola, era mais pequena e não tinha controlo nenhum; nesta Escola nova, muito menos controlo haverá (penso que, no total, devem ser mais ou menos 15 ou 20 funcionárias... o que para uma escola com 800 a 950 alunos é muito pouco!).

Poderíamos dizer que estas obras foram muito mal projectadas, mas enfim contentemo-nos com o que temos!....

Penso que seria importante divulgar estas fotos que junto envio (fotos disponibilizadas no site da escola), afinal estamos a falar da Escola mais antiga de Benfica!...



Reportagem da TVI sobre as obras na Escola Pedro de Santarém (22/09/10).



****



A Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém foi a primeira escola preparatória da freguesia de Benfica, tendo o seu edifício actual sido inaugurado em Outubro de 1969.

No entanto, a Escola não teve origem no local onde hoje se situa. A sua História é muito mais antiga. Nasceu a 13 de Agosto de 1946, pelo Decreto-Lei nº 35804, nas instalações do antigo Convento Franciscano de Santo António da Convalescença, no tempo em que a freguesia de Benfica estendia os seus limites até à zona de Sete Rios.

Para instalar e dirigir a nova Escola foi designado o Dr. António Gonçalves Matoso, autor dos célebres compêndios de História que prepararam muitos alunos e pai do notável historiador José Matoso.

A Escola de Pedro de Santarém, pioneira na Freguesia de Benfica, preparou várias gerações dos seus moradores; tendo-lhe cabido, ainda, o mérito de, num notável exemplo de ligação à comunidade, em 1974, a suas expensas e com os seus recursos humanos, recuperou e converteu uma velha casa abandonada, no Infantário a que, mais tarde, foi dado o nome de "Pedrita".



As actuais obras de remodelação que a Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém está a sofrer encontram-se inseridas no Programa "Escola Nova" - um plano de acção da Câmara Municipal de Lisboa (2008-2011) para a renovação da rede pública do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho de Lisboa, que envolve a construção de 7 novas escolas e a intervenção em 80 estabelecimentos escolares.
Enquadradas, a nível mais alargado, na própria política do actual Governo de "requalificar escolas para combater a crise".

O título principal do presente post ("Obra a Obra, a Escola melhora") é o slogan utilizado na publicidade que encabeça todos os placards relativos ao Programa "Escola Nova".









9 comentários:

Tuguês disse...

Frequentei esta escola do 5º ao 9º ano, já lá vão uns bons 25 anos. Volta e meia voltava a lá entrar em dias de eleições e, por curiosidade nostálgica, percorria os antigos corredores, salas de aula, refeitório. A cada acto eleitoral que passava mais triste ficava com o que os meus olhos viam. A degradação, ano após ano... E ano eleitoral após ano eleitoral, as mesmas carteiras do tempo de quando ali estudava permaneciam, as mesmas cadeiras, as mesmas bancadas de laboratórios, os mesmos corredores e janelas cada vez mais decompostos pela evidente falta de manutenção.

Perante estas obras de requalificação (que pecam apenas por décadas de atraso) e atendendo às observações do texto deste post, só posso deixar a seguinte observação:

Português é assim mesmo... pobre e muito mal agradecido.

Alexa disse...

Caro Tuguês: Bem vindo ao "Retalhos de Bem-Fica" e muito obrigada pelo seu comentário e partilha!

No que diz respeito à sua apreciação a propósito deste post, devo dizer-lhe que não me parece de todo que o Tiago Ferreira (aluno actual desta escola) esteja a ser mal-agradecido.
O que se passa, se tiver a disponibilidade de reler melhor o texto, é que ele não se queixa das obras de requalificação, mas sim da forma como as mesmas foram projectadas e têm estado a ser levadas a cabo (para além, claro está, de uma crítica ao trabalho de falta de coordenação final dos projectos arquitectónicos com os projectos de especialidades - todos trabalham para seu lado e não há quem, no final, reveja a conjugação total dos projectos, o que dá origem, por exemplo, à caricata situação dos projectores colocados junto aos alarmes de incêndio).

Cumprimentos

Tuguês disse...

Já li e reli o texto, e mantenho o que disse.

O caso dos projectores junto aos alarmes de incêndio que refere, significa apenas que não existem projectos nem obras 100% perfeitas em nenhum lado do mundo.

Excerto do texto:
"A Escola está totalmente nova, mas muita gente prefere a mais antiga." (é preciso mais comentários?!)

Alexa disse...

Tuguês: como estamos num país democrático, tudo bem, mantenha, então, a sua opinião sobre o post... que nós mantemos a nossa! :)

Cumprimentos

Alexa disse...

Tuguês: apenas uma nota final, que me escapou há pouco...

"O caso dos projectores junto aos alarmes de incêndio que refere, significa apenas que não existem projectos nem obras 100% perfeitas em nenhum lado do mundo."

Existem obras quase perfeitas em alguns lados do mundo, sim; onde sabem fazer a coordenação final dos projectos arquitectónicos com os projectos de especialidades... coisa que, lamentavelmente, não se faz na grande parte das obras neste país (e note-se que, neste caso de obras/construção de raíz, contrariamente ao Tiago Ferreira, profissionalmente, eu tenho experiência naquilo de que estou a falar).

Obrigada!

Julio Amorim disse...

Fui dos alunos que estreou esta escola em Outubro de 1969 e, comparando com algumas outras que frequentei, esta foi de longe a de melhor ambiente e qualidade no ensino.

Alexa disse...

http://apeepedrodesantarem.blogspot.com/2011/06/lusa-ao-parque-escolar-drel.html

Fausto disse...

Olá, amigos!

Claro que frequentei a Escola Pedro de Santarém que, afinal, nada tem a ver com a actual. E, quanto a mim, com uma designação muito mais interessante: Escola Técnica Elementar Pedro de Santarem e como é referido no texto, localizava-se no antigo edifício do Convento de Santo António da Convalescença. O edifício ainda lá está, intacto. Brevemente irei apresentar um trabalho sobre esta escola que tão gratas recordações me deixaram, onde irei inserir o Cartão de Identidade de Aluno, os nomes dos professores e as disciplinas que, ao tempo, leccionavam na escola, etc.

Fausto Castelhano

Fausto disse...

Quanto aos projectores (que libertam calor, e não é pouco) junto dos alarmes, acho que é uma situação inacreditável! Até me comecei a rir, com um riso amarelado, já se vê! Que falta fazem as Escolas Técnicas e que, naturalmente, foi um crime de lesa-pátria os desgovernantes deste país terem acabado com elas!

Fausto Castelhano