domingo, 15 de fevereiro de 2009

Chafariz de Benfica




19/03/08



"Chafariz de Benfica"; Passaporte, António; 1901-1983
in Arquivo Municipal de Lisboa



Fotografias de Alexandra Carvalho (2008)



Chafariz de Benfica
, na esquina da Estrada de Benfica com a Estrada das Garridas.

Não tão bonito (e bem estimado) como o seu congénere em São Domingos de Benfica, ainda assim, continua a ser o ponto de venda de pinheiros no Natal (uma das imagens mais bonitas dessa época).

Outrora, numa das pequenas casas térreas que se situavam nas suas traseiras (hoje substituídas por prédios de inúmeros andares), funcionou o primeiro "Tele-Clube" da freguesia, onde as famílias se juntavam ao serão para assistir a programas de televisão (quando a existência desse aparelho nos lares portugueses ainda era muito rara).





3 comentários:

Anónimo disse...

Este chafariz sempre foi icónico para mim. Primeiro porque Benfica, outrora, se designava na via postal como Lisboa 4. Isso sempre me intrigou pois não encontrava associação com o pequeno marco junto a este chafariz que indica a quilómetragem para chegar a Lisboa. Afinal, lá, está gravado: Lisboa 8Km. Como Lisboa era longe... Mais engraçado o comentário de um dos meus filhos, um dia, que olhando para o marco, perguntou: porque puseram isto aqui se estamos em Lisboa? Mas já foi há cerca de 15 anos...

Alexa disse...

Curiosa essa designação como "Lisboa 4" na via postal, que desconhecia.
Também já vi esse pequeno marco junto ao Chafariz... agora, tantos anos passados, sem algum sentido, quando vemos o outro marco (Lisboa 0 Km) que se encontra junto às Portas de Benfica - http://retalhosdebemfica.blogspot.com/2009/02/entramos-em-benfica.html).

Anónimo disse...

Ora, o sentido é histórico, patrimonial.