07/03/08
Fotografias de Alexandra Carvalho (2008)
Falar de Benfica sem mencionar as suas antigas casas apalaçadas, não é falar de Benfica!...
Em plena Estrada de Benfica, no nº 674... do lado esquerdo a Vila Ana (1ª foto), separada alguns escassos metros, do lado direito a Vila Ventura (3ª foto).
Gostava de discorrer de uma forma mais detalhada sobre a histórias destas duas Vilas... sobre os seus ancestrais habitantes, sobre as vivências destas 2 magníficas casas. Infelizmente, outros compromissos de uma amiga (cuja família é bem antiga em Benfica, conhecendo de trás para a frente todas as suas histórias - e prometeu contar-me tudo sobre estas Vilas) têm vindo a protelar que a minha curiosidade de antropóloga seja saciada.
Sendo assim, enquanto tal não é possível, deixo-vos aqui as imagens dessas casas apalaçadas que, como résteas do Passado, ficaram encalacradas no esquecimento (e na recuperação - apesar de fazerem parte do dito "Inventário Municipal de Património", anexo ao PDM de Lisboa)...
Fazendo, no entanto, as minhas delícias imaginárias, sempre que passo por elas (resta dizer-vos que moro mesmo muito perto das mesmas).
in Arquivo Municipal de Lisboa
"Estrada de Benfica, nº 666 a 680"; Goulart, João H.
in Arquivo Municipal de Lisboa
Brevemente, neste blog, toda a história da Vila Ana e da Vila Ventura... in próximos capítulos.
2 comentários:
Olá! Parabéns pelo excelente trabalho, ao londo deste blog.
Pois eu também vivo apaixonada por estas casas e tenho imensa pena de as ver serem alvo de "abate", como é o caso de uma enorme casa na Estrada de A-Da-Maia, onde vivo. Em breve será demolida se ninguém travar o processo.
Vinda do Porto há cerca de 7 anos, admiro-me com a indiferença com que este género de casas são por aqui tratadas e substituídas por caixotes de cimento, mal pintado e enferrujado.
Fiquei chocada com a demolição do palácio que se encontrava ao lado do Parque Silva Porto..
Vou ficar leitora assídua do seu Blog, e mais uma vez, parabéns!
Cara Anónima: muito obrigada pela sua visita e por tão simpáticas palavras! :)
Infelizmente, em Portugal, contrariamente a outros países europeus, não se preservam estas memórias físicas do Passado.
Gostava muito que a Vila Ana e a Vila Ventura dessem lugar a um projecto comunitário (até já tenho um delineado na cabeça e tudo... infelizmente, ainda não me saíu o Euromilhões!).
Vou pesquisar essa casa enorme na Estrada A-Da-Maia de que me falou. Obrigada!
Em relação ao palacete junto à Mata de Benfica, apenas possuímos fotos antigas, que pode ver aqui:
http://retalhosdebemfica.blogspot.com/2009/02/colegio-instituto-lusitano.html
Ficamos contentes que se torne nossa leitora assídua. E, pff., sinta-se à vontade para contribuir para este blog com o que achar pertinente.
Um abraço amigo
Enviar um comentário