quarta-feira, 8 de abril de 2009

Estrada de Benfica, Nº 408 a 416









Desde miúda, sempre achei fascinantes estes dois prédios na Estrada de Benfica, já para os lados de São Domingos.
O facto de serem consideravelmente altos (mas elegantes) para o tempo em que foram construídos, os magníficos frisos de azulejos que os compõem, assim como a descoordenação gráfica das janelas que possuem varanda, transformam-nos em exemplares únicos de uma autenticidade que, felizmente, ainda se vai mantendo.




"Azulejaria - Estrada de Benfica, 408" (1972),
Nuno Barros Roque da Silveira, in Arquivo Municipal de Lisboa




Segundo vim a descobrir, através do Arquivo Municipal de Lisboa, em tempos idos, ali bem ao lado, no Nº 432, existia um palacete (algo idêntico a este outro), separado deste conjunto de edifícios por um jardim.




"Estrada de Benfica, 408 a 432" (1968),
João Goulart,
in Arquivo Municipal de Lisboa



O palacete desapareceu há muito tempo atrás, mas o seu jardim ainda persiste, nestas condições...









- "Sabe, menina, isto está assim já há uma data de anos." - diz-me uma transeunte, ao ver-me parar, olhar para os edifícios e tirar a máquina fotográfica da mala.
E continua: - "Veja bem que até aquele jornalista muito famoso, o Fernando Pessa, fez uma reportagem sobre isto, ele já morreu há não sei quantos anos e isto ainda continua assim!"















2 comentários:

cristinarino disse...

Pois Xana! isto é mesmo perto da minha rua... naquele edificio funciona uma tasca e uma mercearia antiga que vende óptima fruta.
Quanto à parte desabada é bem verdade o que te disse a transeunte. Há já vários anos houve ali um desabamento de terras e o muro caiu deixando que o lamaçal invadisse a estrada de Benfica. Atamancaram aquilo com madeiras e chapas e assim ficou anos e anos sem que lhe mexessem. O Fernando Pessa fez de facto uma pequena reportagem sobre o caso com o seu célebre "e esta heim?", pensando os moradores que finalmente se iria resolver aquilo. Contudo, já roubram as chapas e as as madeiras cairam e aquele espaço continua naquela trsieza. Coisas nossas!...
Cristina

Alexa disse...

Cristina: é pena que não tenham preservado este espaço, sobretudo, se ainda lá funciona algum comércio!

Bj gd