terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A Casa da 1ª geração da Família Lobo Antunes





"(...) O Lobo Antunes pai, portanto avô destes de agora, do António, do João, do Pedro e do Miguel… ganhou 2 vezes a sorte grande, duas vezes… (...) E compraram então a casa onde tinha nascido a mulher dele, que é a Eva Lobo Antunes, era a avó destes. Que era uma casa que havia logo a seguir às duas, da Vila Ventura, Vila Ana, logo a seguir havia uma casa, estilo floresta negra, que era um quartel com as madeiras à vista e tudo assim… uma casa muito boa! E eles foram viver, então, depois para ai. Só depois, quando eles morreram é que, então, os filhos foram comprando casas. O João [pai do escritor António Lobo Antunes], quando casou, comprou a casa, então, no Vintém das Escolas, que dá para o Vintém das Escolas e para a Travessa dos Arneiros. Tem frente para um lado e para o outro. A entrada é pelos Arneiros, mas tem o quintal que dá para o Vintém das Escolas."

In Entrevista a João António Lamas (17/03/08).






"Moradia - Estrada de Benfica, Nº 678" (1961),
Artur Inácio Bastos, in
Arquivo Municipal de Lisboa





No Nº 678 da Estrada de Benfica, a moradia estilo "floresta negra", onde outrora viveu a primeira geração da família Lobo Antunes deixou, há muito, de existir!...

Os reflexos agora são bem distintos e provêm emanados dos espelhos em dourados rocócós na montra da loja à qual foi concedido o novo nº 678A. Aí se comercializam vidros, espelhos e molduras, segundo o seu letreiro.

Ali mesmo ao lado, onde, noutros tempos, se encontrava o portão de pedra que dava acesso a essa bela casa por todos admirada, continua agora a lutar pela sobrevivência o "Calçado Guimarães", por debaixo de um desses prédios de 7 andares, onde mais de metade dos apartamentos se encontram à venda.

O velho "moinho de poço" da quinta dos Lobo Antunes também desapareceu, jazendo apenas, como que encalacradas num tempo disforme, as velhinhas Vila Ana e Vila Ventura.













3 comentários:

Anónimo disse...

Esta fotografia já me levantou a curiosidade, pois, apesar de algumas influências nacionais, aquele telhado seria muito mais fácil de "colocar" no norte da Alemanha....que na cidade de Lisboa.

JA

Alexa disse...

JA: de facto!
Presumo que faça parte do "Revivalismo Gótico", daí o Sr. João António Lamas a ela se ter referido como sendo "estilo floresta negra".

Francisco Cannas Simoes disse...

Alexa Ola

Julgo que o tio Joao Antonio Lamas se Engana um pouco em relaçao a casa da estrada de Benfica de Benfica pertencente aos Lobo Antunes, 1 Geraçao, esta casa ha muitos anos foi adquirida pelo meu avo quando saiu a sorte grande, e certo mas primeiramente teria sido um sanatorio, nao sei ate que ponto sabem deste facto, foi depois do meu avo ter sabido que a casa estava a venda que a decidiu comprar, quanto ha casa da calçada do Tojal, foi a casa onde morou e nasceu a minha avo, posteriormente morou la o Pedro nolasco e os irmaos, a casa do Pai Do Antonio, Joao, Pedro, Miguel Nuno e Manuel Lobo Antunes que deita para a travessa do vintem das escolas foi dada pela avo na venda da casa da estrada de benfica, e nao como o tio joao Antonio Lamas Conta
Um abraço Francisco Simoes