sábado, 28 de fevereiro de 2009

Largo Ernesto da Silva





Em pleno centro de Benfica, bem escondido por detrás do movimento da Estrada de Benfica, há um local onde, ao passarmos, nos acreditaríamos ainda na freguesia de outros tempos, descrita por António Lobo Antunes nas suas crónicas...




"Largo Ernesto da Silva" (1970),
Arnaldo Madureira,
in Arquivo Municipal de Lisboa




Ao chegarmos ao Largo Ernesto da Silva, apercebemo-nos que quase nada ali mudou... apenas os ínumeros veículos por estacionados desordeiramente, desfiguram a paisagem.





Por ali, a calçada ainda é de pedra e conduz-nos, ao sabor dos nossos desejos, ora à Travessa do Vintém das Escolas (à casa da família do escritor), ao início da Rua Ernesto da Silva (onde pequenas casas térreas nos concedem as boas-vindas) ou à Travessa da Cruz da Era (direitinhos à Estrada de Benfica).




[Fotografia da esquerda] "Largo Ernesto da Silva, nº 6" (1970),
Arnaldo Madureira, in Arquivo Municipal de Lisboa



Em pleno Largo Ernesto da Silva, deparamo-nos com um edifício que nos surpreende...




"Largo Ernesto da Silva, nº 6 a 8" (?),
João H. Goulart, in Arquivo Municipal de Lisboa




O antigo nº 7, uma casa pequenina, apenas com a porta e uma janela, encalacrado entre os dois edifícios contíguos...







Deu agora origem a um "imponente" e bonito edifício restaurado, com mais um andar e direito a águas-furtadas, onde somos recebidos pela presença de dois patos com tonalidades a condizer com os azulejos.



[Fotografia da esquerda] "Largo Ernesto da Silva, nº 6" (1970),
Arnaldo Madureira, in Arquivo Municipal de Lisboa




Ali mesmo ao lado, o nº 6 que passara anos ao abandono, tecendo uma estranha comunhão com as ervas, encontra-se também a ser reabilitado.

No melhor dos mundos, seria extraordinário que programas como este se cumprissem efectivamente, ou o seu âmbito de acção fosse alargado.









5 comentários:

Dulce disse...

Conheço muito bem este largo, porque ali passo muitas vezes. Adoro o nº 7, aliás gostaria de viver numa ssim, desperta-me sempre o olhar. Também já vi que estão a remodelar o nº 6, que tem uma fachada bonita e depois de recuperada vai ficar linda. Deveria ser assim com todas as casas, não só desse largo, como de todos.
Bjs
Dulce

Alexa disse...

Dulce: vejo que tem muito bom gosto (aliás, já sabia pelas peças lindas que faz e nos mostra no seu blog ;)

Há novidades na "Ulmeiro/Livrarte" com imagens da nossa "miúda" (tem que lá dar um saltinho ;)

Bjs e boa semana

Nice disse...

Boa noite

Foi com muito gosto e bastante surpresa que encontrei por aqui referencia ao à minha casa (sou a proprietária do nº 7) :) ainda por cima com tão "rasgados" elegios. Obrigada Alexa
Dulce: se por acaso continuar interessada em morar numa casa assim, posso informá-la que ela se encontra à venda (se me permite vou enviar-lhe o link para o mail do seu blog)

Eunice Capilé

Alexa disse...

Eunice: antes de mais, seja muito bem vinda ao nosso "Retalhos de Bem-Fica"!
Muito obrigada pelas suas palavras... mas o que é bonito e bem preservado na nossa freguesia é mesmo para se elogiar! :)

Que tal enviar-nos fotos e texto, para compormos um pequeno anúncio a propósito da venda da sua casa e divulgar-mo-lo no nosso "Espaço Cívico" (http://www.wix.com/alexasof/espacocivico)?

Abraço e obrigada

Surfista disse...

Buenas tardes. Escribo desde Barcelona. Soy un admirador deAntonio LoboAntunes . Y he visto con cierto detalle en google el barrio de Benfica. Felicidades por su blog. Aparece la casa paterna deJoao Lob. Ant. En foto datada en 2009. Creo 5 años despues del fallecimiengo de Joao padre acaecido en 2004. Y cinco años antes de la muerte de su viuda D, Margarita cuqndo en 2009 habitaba alli.la casa esta pintada color " toscana" .Posterioormente se remodelo la mansion bajo la direccion del hijo de Pedro Lob Ant ( ya fallecido en 2013) siendo su hijo tammbien arquitecto. Se vendio la casa hacia 2015 0 2016. Segun fotos actuales de google es posible se dividiera en tres viviendas, pero no lo se de cierto.
Antonio Lobo Antunes glosa Benfica con un estilo brillantisimo, no solo en algunas cronicas, tambien en la trilogia llamada de Benfica escrita entre 1990 y1994
ALA dono a la ciudad xe Lisboa toda su c oleccion de libros ydo umentos